top of page

Eu sou um título. Clique duas vezes para editar.

Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

Durante o decorrer do ano letivo 2014/2015 a turma do 2º ano A irá abordar assuntos relacionados com o tema “Segurança Alimentar”.

 

Assim os temas a debater serão organizados da seguinte forma:

Hoje, mais do que nunca, a segurança dos produtos alimentares constitui uma preocupação central aos olhos dos cidadãos e das entidades responsáveis, bem como uma condição necessária ao reforço da proteção dos consumidores.

 

O avanço da ciência e da tecnologia tem vindo a provocar uma autêntica revolução alimentar.

Atualmente, os alimentos completamente naturais são raros, pois a maior parte é transformada pela indústria alimentar, sobretudo à custa da adição de compostos químicos – aditivos alimentares.

 

A leitura atenta do rótulo, a verificação do prazo de validade e a lavagem dos alimentos crus são algumas medidas de segurança alimentar.

 

“A segurança alimentar, nos níveis individual, familiar, nacional, regional e global, é alcançada quando todas as pessoas têm, a todo momento, acesso físico e econômico a alimentos inócuos [que não oferecem riscos à saúde] e nutritivos para satisfazer suas necessidades dietéticas e preferências alimentares, para uma vida ativa e saudável”. (FAO/WHO, 2003).

 

Em Portugal, há regras rigorosas acerca da circulação de produtos alimentares, da sua conservação, das condições de venda ao público e datas de validade. Também na restauração existem regulamentos sobre os bens a cozinhar, a forma como são apresentados ao público, as regras de higiene a cumprir, o destino a dar aos excedentes.

Mas, para chegarmos a este ponto há um longo caminho a percorrer e muita sensibilização e fiscalização a levar a sério.

bottom of page